sábado, 20 de dezembro de 2008

Sindicatos divulgam nota de apoio ao Movimento das Esposas e Familiares

Leia abaixo a íntegra da nota de apoio divulgada por sindicatos e movimentos sociais de Santa Catarina:

NOTA DE APOIOTODO APOIO AO MOVIMENTO DAS ESPOSAS E FAMILIARES DOS PRAÇAS!

As entidades abaixo assinado, dos mais diversos setores populares, do movimento sindical, estudantil, da luta pela terra, vem a público manifestar sua solidariedade ao movimento das esposas e familiares dos praças da policia e do bombeiro militar.Depois de mais de 3 anos que o governo de Luiz Henrique não negocia o salário dos trabalhadores em segurança, precisamente o não cumprimento da Lei 254, os familiares desses trabalhadores em especial suas esposas deflagram um vigoroso e legítimo movimento reivindicatório em apoio a seus companheiros que prestam serviço na segurança pública.

A legitimidade e a força desse movimento anima a todos os lutadores populares pois essa é uma luta também da nossa classe. Destacamos:1º) É legitimo pois ao assumir a vanguarda da luta salarial dos praças suas esposas e familiares lutam por uma segurança realmente pública, denunciando explicitamente o regimento disciplinar interno da policia militar que serve de mordaça aos militares que não podem lutar por seus direitos, que não podem fazer greve, que não podem ser protagonistas da segurança pública, tornando essa instituição um aparato repressivo dos opressores;2º) É legitimo pois luta por uma causa legítima: o reajuste salarial dos praças, garantido pela Lei 254 e não cumprida pelo governador.3º) É, acima de tudo, legítimo pois é uma inovação na luta popular em Santa Catarina.

Essas esposas e seus familiares ao assumir a causa salarial dos praças estão lutando por melhores condições de vida, por saúde, educação e segurança publicas. Ou seja, não é apenas uma luta específica mas sim de toda nossa classe que vive espoliada por governantes e empresários que deterioram os direitos sociais para transformá-los em lucro de uns poucos.Por fim, esse é um movimento potencialmente criador. O protagonismo é das mulheres! Isso nos revela a necessidade de uma sociedade justa, com qualidade de vida e distribuição da riqueza social para todos e também substancialmente igualitária entre homens e mulheres.A força delas é nossa força também! Juntos todos nós lutaremos por nossa liberdade e um futuro humanamente promissor.

Desde já exigimos do governo o cumprimento da Lei 254, o atendimento de todas as reivindicações justas dos praças, suas esposas e familiares.

Assinam:
MUCAP - Movimento Unificado contra as Privatizações;CONSULTA POPULAR;SINDSAUDE – Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde Público Estadual e Privado da Grande Florianópolis;SINTE Florianópolis - Sindicato dos Trabalhadores em Educação Regional Florianópolis; SINASEFE – Sindicato Nacional dos Servidores Federal da Educação Básica Federal e Profissional;SINDPREVS – Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência no Serviço Público de Santa Catarina;MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra;SEEB – Sindicato dos Bancários de Florianópolis e Região;SINERGIA – Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis.

Nenhum comentário: