terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Artigo do Soares!

A OPRESSÃO DE UM GOVERNO QUE QUERIA SER DEMOCRATA


Na tarde de ontem, dia 12 de janeiro, o comandante geral da PM, coronel Eliésio Rodrigues publicou quatro portarias deflagrando quatro Conselhos de Disciplina contra companheiros de linha de frente do movimento dos praças e das esposas.

O 2º Sargento Edson Garcia Fortuna, o 3º Sargento Manoel João da Costa, J. Costa, o Soldado Leonel José Pereira e o Sub Tenente Gilberto Souza dos Santos estão sendo submetidos a Conselho de Disciplina para “avaliação da sua conduta ético-disciplinar, capacidade moral, profissional e da conveniência da sua permanência na Corporação, em virtude de ter incorrido em cometimento de participação em manifestação reivindicatória ocorrida entre os dias 22 e 27 de dezembro de 2008...”

O Conselho de Disciplina é o procedimento mais sumário para excluir das fileiras da instituição militar o profissional considerado incapaz do ponto de vista ético, moral e profissional, o que é um absurdo em se tratando de servidores como os quatro companheiros que passarão por essa inquisição.

O 2º Sargento Fortuna tem trabalhava há anos na Guarnição Especial situada na área continental de Florianópolis, e exercia função operacional, geralmente de sargento ronda, cumprindo sempre com presteza, pundonor, respeito e dedicação extrema sua função, arriscando a vida muitas vezes para combater a criminalidade. No dia 30 de dezembro, foi transferido, de forma arbitrária, para a Diretoria de Pessoal, no quartel do Comando Geral, sem ter recebido qualquer função. Ou seja, prejudicam a população para dar asas à vontade vingativa de um ou dois oficiais. Foi diretor da APRASC ao longo de quase toda a história da entidade.

O 3º Sargento J. Costa é o presidente licenciado da APRASC (licenciado há uns oito meses por problemas de saúde). Está na Reserva Remunerada desde o último inverno, e cumpriu trinta anos de serviço público, sem jamais ter denegrido a imagem da Corporação, pelo contrário, foi um dos seus maiores defensores.

O Soldado Leonel vinha trabalhando há anos no Programa de Resistência às Drogas – PROERD, sendo um dos seus precursores no nosso Estado. Milhares de meninos e meninas, muitos dos quais já são jovens a adultos, foram seus alunos na infância, e aprenderam que qualquer tipo de droga, lícita ou ilícita, deve ser evitada como única forma de manter a saúde e ter vida social ilibada. O Soldado Leonel foi eleito vereador na cidade de Palhoça no último pleito, e agora já está empossado. É, portanto, uma liderança dos praças de do povo de Palhoça.

O Sub Tenente Gilberto, também na Reserva Remunerada, cumpriu trinta anos de serviço na Polícia Militar, servindo a maior parte do tempo no Oeste do Estado, mas tendo sido também policial militar em várias unidades da Grande Florianópolis no final a década passada e início da década atual. Tragam o histórico profissional desse servidor que por certo serão poucos os oficiais que terão a mesma capacidade nos quesitos que o Conselho de Disciplina pretende avaliar. O ST Gilberto, quando sargento, foi presidente da Associação de Sub Tenentes e Sargentos.

Agora estes quatro companheiros, que deveriam ser motivo de orgulho para a Polícia Militar, serão julgados em um Conselho de Disciplina formado por três oficiais, dos mais “linha duras” da Instituição.

É a forma de governador Luiz Henrique tratar aqueles que há dois anos ele abraçava em atos públicos, pedindo o voto. Nestes eventos, todos públicos, LHS prometeu mudar os regulamentos militares, e não o fez. Agora determina aos oficiais mais reacionários que os praças que protestam contra sua enrolação sejam punidos severamente.

Naturalmente, os praças não deixarão isso ocorrer da forma como pensam que vai ocorrer. A categoria continua mobilizada, e vai estar onde seja necessário para garantir a liberdade de se organizar, a liberdade de informação, a liberdade de reivindicação.

Muitas e importantes organizações populares já sabem dessa iniciativa do comandante, a mando de Luiz Henrique, e o Brasil inteiro estará aqui em breve para fazer solidariedade a estes e a todos os companheiros que venham a ser inquiridos.

A dignidade humana vale mais que o orgulho de uma casta arrogante e pouco útil para a população. Temos certeza que nossas teses, todas elas, são de interesse público, ao contrário dos arbítrios patrocinados por alguns, que valorizam mais seus regulamentos arcaicos do que a dignidade e a vida humana.

A APRASC e o Movimento das Esposas e Familiares não arredarão pé da mobilização, e esse trabalho só cresce. Estamos encaminhando nossas atividades todas no caminho da paz, mas isso pode mudar quando a estupidez obtusa de alguns pretensos iluminados ultrapassar a linha de sensatez tão necessária ao convívio humano. Eles estão pisando sobre essa linha desde o dia 22 de dezembro, e nós continuamos no caminho da paz. Se tivermos que mudar de tática, foi por provocação de meia dúzia de oficiais, incentivados pelo governador Luiz Henrique.

Florianópolis, 13 de janeiro de 2009.


Deputado Amauri Soares
2º Sgt RR Presidente Interino da APRASC

Nenhum comentário: