quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Reunião do Comitê de Solidariedade aos Praças

Foi realizada nesta quarta-feira (14), na vigília armada pela Aprasc, na Praça Tancredo Neves em Florianópolis, uma reunião envolvendo diversas entidades da luta sindical, partidos políticos, representações estudantis, personalidades públicas, movimentos sociais, e diretores da Associação Nacional dos Praças, que apóiam a luta da Aprasc e repudiam as atitudes ditatoriais do governador Luiz Henrique da Silveira.

Os representantes da ASPRA (Associação Nacional dos Praças) lembraram que a única forma de mudar e avançar dentro de uma instituição militar é através dos movimentos reivindicatórios. Foram citados diversos aquartelamentos e outras formas de lutas já utilizadas pelos militares nos estados brasileiros, suas vitórias e conseqüências, todas benéficas para as transformações que são necessárias dentro da corporação em todo o território nacional.

Todos se mostraram indignados com as atitudes antidemocráticas tomadas pelo governador Luiz Henrique que pediu a dissolução da Aprasc e tirou do ar o site que é o principal meio de comunicação, em uma clara afronta a liberdade de imprensa e a constituição federal.

A coação que está sendo feita às pequenas empresas que prestam serviço para a Aprasc, como confecção de camisetas, venda de marmitas e transporte de pessoas, foi comparada com as atitudes de governos como o de Adolf Hitler, que já se pensava estar superado pela história.

Os representantes das entidades presentes questionaram a atual formação militar que treina policiais para matar a sociedade civil e obedecer ordens cegamente, assim como os soldados que lutaram na Guerra do Paraguai de 1864. A luta da Aprasc foi reconhecida como de grande importância para os anseios e necessidades do povo e ganhará a força das entidades presentes que marcharão junto com a Associação de Praças de Santa Catarina.

Encaminhamentos

- Ato nacional que será realizado em Florianópolis
- Criação de um tribunal popular para julgar casos de criminalização dos movimentos sociais
- Audiência com o Ministro da Justiça, Tarso Genro;
- Audiência com a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos;
- Audiência com o governador Luiz Henrique da Silveira;

Fonte: assessoria de imprensa da Aprasc

Nenhum comentário: